Acne da mulher adulta

03/10/2017

A acne da mulher adulta ocorre a partir dos 25 anos, podendo ter início nessa fase ou ser um quadro persistente desde a adolescência.

As lesões ocorrem mais na região da mandíbula e queixo, são inflamatórias e com poucos cravos, ao até mesmo ausentes.

A acne na vida adulta pode ter relação com alterações hormonais, como as disfunções do ovário, como a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) que pode cursar com irregularidade menstrual. Alterações das glândulas supra-renais ou mesmo a hipersensibilidade da pele aos hormônios – neste caso, pode haver também aumento dos pelos no rosto e no corpo, seborréia e queda de cabelo.

Pacientes obesas, diabéticas, com síndrome metabólica, com história de acne na adolescência e que tenham pele oleosa são mais predispostas.

Ingestão de hormônios principalmente para a hipertrofia muscular, assim como o uso de alguns suplementos vitamínicos e uma má alimentação também podem piorar a acne.

O tratamento da acne da vida adulta é fundamental investigar a causa e avaliar o perfil hormonal.

Podemos tratar com medicações orais, tópicas, peelings, LED ou tratamentos com luz pulsada e lasers. Em casos mais graves e resistentes, a isotretinoína oral também pode ser prescrita.

Algumas dicas são essenciais para mulher com acne na vida adulta:

- Manter a pele sempre limpa e hidratada. A esfoliação em excesso e a falta de hidratação causam efeito rebote, agravando a oleosidade da pele e piorando a acne.

- Remover a maquiagem com um produto adequado.

- Uso de filtro solar é importante para evitar manchas.

Procure o seu dermatologista para avaliar adequadamente o seu caso e qual o melhor tratamento para você!

Dermatologia Integrativa - Você sabe o que é?

July 5, 2017